quinta-feira, março 31, 2011

Outro olhar sobre a Estrela (a Serra da)


Este é um projecto que tem sido adiado vezes sem conta, ou por causa disto ou por causa daquilo, mas desta feita vai mesmo passar dos papéis para o terreno.
Nos dias 21, 22 e 23 de Abril, vou realizar uma expedição até à Serra da Estrela, com o intuíto de ficar a conhecer sitios/locais apenas acessíveis de uma maneira: a pé!
Para esta aventura irei ter como "centro de operações" um dos locais mais bonitos, senão o mais bonito da Serra da Estrela: o Covão d´Ametade. Será aqui que irei acampar e será aqui o ponto de partida e o final dos percurso a realizar.
Quanto aos dois passeios a efectuar, ambos se iniciam com a subida ao Cântaro Magro mas depois um deriva para a direita em direcção ao Cântaro Gordo e ás Salgadeiras e outros locais de rara beleza, e o outro passeio vai em direcção à torre para depois fazer uma ligação ás lagoas existentes na "maciço central" da Serra da Estrela.
Os dois percursos têm uma distância de 20km aproximadamente, no entanto o primeiro percurso é um pouco mais exigente dado o tipo de terreno.
Quem quiser participar é só dizer.
Agora é contar os dias que faltam e esperar que o S.Pedro ajude nos dias da expedição.


Programa
Dia 21 - Viagem até ao Covâo d´Ametade (Serra da Estrela)
          - Montagem do centro de operações
Dia 22 - Realização do percurso 1 (duração: 7h/8h)
Dia 23 - Realização do percurso 2 (duração: 5h/6h)
          - Viagem de regresso a Leiria

quarta-feira, março 30, 2011

Os 5 Empenos - 2011

Todos os anos o último fim-de-semana de Março traz a mudança da hora para o chamado horário de verão, mas desde hà cinco anos até agora traz também um passeio a que se deu o nome de 5 empenos, que por sua vez traz os amigos, estes trazem as suas bicicletas e com elas vem o convívio, a boa disposição e a vontade de empenar.
A cada ano que passa, vão-se juntando cada vez mais amigos dispostos a conhecer a zona da Sertã e com a curiosodade em saber o que é um empeno, sendo certo que no final do dia levam um pouco das duas coisas.
No meu caso, para além de ficar a conhecer mais um pouco desta zona e de ficar sempre empenado, trata-se também de encontrar os amigos. Alguns vou encontrando ao longo do ano, mas outros não os vejo desde a edição anterior desta saga. Não é por falta de vontade ou de outra coisa qualquer que não nos encontrar-mos, mas as vidas são mesmo assim, nem sempre podemos fazer tudo o que queremos ou nos apetece.
Uma vez reunidos na Sertã e feitas todas as apresentações aos novos "empenados", deu-se inicío ao passeio. Este ano foi diferente em dois aspectos. Primeiro porque se mudou o percurso "original" e o segundo aspecto foi que pela primeira vez tivemos a companhia da chuva praticamente o dia todo.
Após termos percorrido a primeira dezena de km´s o Bruno Ferreira decidiu que não estava para se molhar e vai daí partiu o desviador traseiro (fora de brincadeira, se existem pessoas que se podem queixar da falta de sorte em relação à bicicleta o Bruno é mesmo uma delas. já lá vão uns meses em que não consegue acabar uma volta!) e teve de regressar à Sertã.
Já com a chuva a fazer "mossa" chegámos à bonita praia Fluvial do Malhadal. Do que vimos, ficamos com a ideia de que é local bastante agradável mas apenas se o dia assim o permitir. Como não era o caso, voltámos ao pedal e as "belas" subidas que aguardavam por nós.
Mas, quem sobe também desce, e foi precisamente numa dessas descidas que chegamos ás Corgas, que por sinal tinha um cafézinho que serviu para repôr algumas calorias e para "secar" algumas roupas. Como é sabido, ás refeições um "copito" de vinho não faz mal nenhum, por isso aceitámos o convite feito pelo senhor Américo afim de provar a sua "pinga".
Com a chuva a dar uma pequena trégua iniciámos a segunda parte do passeio, o "ataque" ao Picoto Rainho.
Sempre com a subida no pensamento, lá fomos percorrendo os caminhos, ora em pleno pinhal ora passando por algumas povoações que iam aparencendo aqui e ali.
Como a chuva não queria dar parte fraca, resolveu mostrar-se com toda a sua pujança numa das última subidas, que nos deixou completamente ensopados (até mesmo os que estavam com impermeáveis) e nunca mais conseguimos secar. Ainda faltavam cerca de 30km´s, e o pior estava para chegar. A parte final da subida ao Picoto Rainho foi feita com o vento algo forte, e com a temperatura a baixar consideravelmente.
Daqui até ao fim foi praticamente sempre a descer, onde eu não consegui aquecer o corpo, mesmo estando sempre a pedalar, e fiquei com receio de entrar em hipotermia. Quase no final passámos por um café onde bebi um chá a ferver como se estivesse a beber um copo de água.
Quando saímos do café para fazer os últimos 10km´s aconteceu o impensável, o sol decidiu aparecer para nos reconfortar dentro do possivel.
Acabado o passeio, fiquei com a sensação de que este foi o dia mais dificil para mim em relação a andar de bicicleta, pois nunca me tinha sentido assim. Muito me valeu o pessoal sempre de volta de mim para ver se não desanimava. Obrigado a todos!!
Depois de 30min debaixo do chuveiro, já estava como novo e pronto para outras voltas.
Com a noite veio o jantar com o pessoal todo e com a já habitual parte cultural de todo este dia a cargo do grande amigo Jerónimo.
Quanto ao resto da noite... bom..., essa ficará na memória de quem esteve presente.
Um grande abraço a todos, e que se não for antes daqui a um ano estamos lá para mais 5 empenos.
AlexSantos