terça-feira, dezembro 12, 2006

Rota dos Medronhos - Maunça

O último Domingo de Outubro foi o dia escolhido para a realização do 1º passeio da Leiriaventura, dando assim início a uma série de iniciativas deste género e não só.
Com os participantes reunidos junto ao ponto de partida - Capela das Fontes - iniciámos o passeio. Após uma parte em alcatrão para fazer o aquecimento, deparámo-nos com a primeira dificuldade do percurso: uma subida em terreno bastante acidentado e com inclinação muito acentuada nalgumas partes. Nesta zona e na maioria do perscurso a paisagem é marcada pelas Oliveiras, Vinhas bem como alguns Medronheiros com frutos muito saborosos, havendo mesmo alguns participantes que fizeram questão de levar algumas "recordações" com a forma de ramos de oliveira (carregados de azeitonas!!) e também medronhos.
Passada a primeira dificuldade, foi tempo de "rolar" um bocado, servindo para repôr a respiração e acalmar os músculos, pois aproximava-se a maior subida do persurso.
Com uma extensão total de 2km esta subida é dividida em 3 partes distintas com graus de dificuldade que vão aumentado bastante á medida que vamos subindo.
Assim, começámos a subida com um piso muito irregular e com umas quantas pedras soltas a dificultar a progressão. A inclinação algo acentuada desta primeira parte serviu para dividir o grupo em dois, ficando para trás o grupo menos habituado a estas "lides" pela Natureza.
A segunda metade da subida foi feita com relativa facilidade pelo 1º grupo, deixando bastante para trás o 2º grupo já visivelmente fatigado... e o pior estava ainda para chegar!!
A parte final desta secção da montanha foi superada com alguma dificuldade para todos, principalmente para o 2º grupo, pois esta parte final apresenta uma inclinação a rondar os 30% e o piso é muito irregular.
Superada a subida, eis que chegámos ao ponto mais alto do percurso: o Marco Geodésico da Maúnça situado a aprox. 400m de atitude, local privilegiado para observar em todo o nosso redor uma paisagem maravilhosa.
Paisagens à parte, tinhamos chegado ao local do reforço com águas, sumos, bolos, bolachas e chocolates de recompensa pelo esforço fisico.
Repostas as energias e a moral, era hora de continuar e como agora era só a descer até os quase desistentes resolveram seguir no percurso. E ainda bem que o fizeram, pois apesar do terreno bastante irregular, o convívio entre os participantes, o contacto com a Natureza descobrindo novos caminhos e sensações que doutra forma não seriam possiveis disfrutar, compensam todo e qualquer esforço feito até então.
Cruzámo-nos com alguns bttistas que como nós aproveitaram o Domingo para o exercício ao ar-livre, e continuámos o percurso, sempre a tirar fotografias para mais tarde recordar e comparar as expressões de esforço da subida com as descontraidas da descida.
Quase no final deste 1º Passeio Pedestre passámos pela Nascente do rio Lis e foi impressionante vermos a quantidade de água e a força que o rio já levava ainda no seu início. Todos os participantes comentavam entre si que nunca tinham visto a nascente do rio com tanta força. Seria por causa das últimas chuvadas? Do temporal que se tinha abatido naquela zona uns dias antes? Provavelmente...
Demos a volta à nascente, passámos pelo parque de merendas e eis que chegámos ao final deste passeio. Mais umas fotografias do grupo todo e... já está!
Tres horas e meia e aproximadamente 8km depois, voltámos ao local de partida - a Capela das Fontes -
Seguiu-se o almoço convívio com muita animação e boa disposição princpalmente quando começámos a ver as fotografias.
No rescaldo os participantes foram unânimes: o percurso foi algo duro pelo piso, pelas longas subidas e pelo muito calor que se fazia sentir, mas bastante agradável de se fazer pois tem paisagens dignas de postais de turismo, em suma, um passeio sem duvida para repetir futuramente.
Fica aqui um agradecimento a todos os participantes pois sem eles este passeio não se ralizava.
Até uma proxima aventura e até lá vão treinando.

Sem comentários: