Como não podia deixar de ser, aliás já vem sendo hábito, este post chega com 15 dias de atraso, pois este evento realizou-se na passado dia 11 de Novembro.
Desta vez apontámos agulhas para a aldeia de Pia D´Urso. Situada perto de Fátima, esta começou a ficar mais conhecida após algumas noticias saídas na comunicação social, por estar em completa restauração. Tudo isto porque, segundo reza a história, à muitos e muitos anos os urso que vinham em peregrinação, paravam por aqui para umas mines e uns tramoços,oh faxavôr..., uns tempos mais tarde foi a vez dos cavaleiros que iam combater a famosa Batalha de Aljubarrota passarem por aqui e abastecerem-se, pois ainda não existia o camelback.
De volta ao presente... este percurso inicia-se junto ao Centro Recreativo de Crespos, subindo depois em direcção ao Moinho da Cassaca e ao Moinho do Zé do Cuco, moinhos esses, que tal como os outros serviram para a transformação do grão em farinha, mas que entraram em ruinas, sendo mais tarde recuperados pelos filhos dos proprietários que ainda se dedicam à moagem de cereais.
Após a passagem pelo Moinho do Manuel Moleiro e pelo marco geodésico, iniciamos uma descida, por entre uma vegetação bastante cerrada e com uma vista magnifica sobre Fátima, onde se consegue ver perfeitamente as duas Basilicas, a antiga e a nova.
Seguimos agora por um caminho romano que nos leva até ao Murrial, abreviatura utilizada pelos mais antigos para dizer monte real, onde restam apenas dois moinhos num total de dez que existiram, sendo um desses o Moinho do Castelinho, moinho esse que servia de albergue para os romanos nas suas longas cruzadas.
Por fim chegamos ao Parque Sensorial de Pia D´Urso, um local desenvolvido principalmente para invisuais, onde permite que as pessoas possam realizar varias experiências com diversos tipos de materiais, sem dúvida em local imperdivel.
A todos os participantes um muito obrigado!
Deixo-vos agora umas fotos para que fiquem com vontade de visitar...











Sem comentários:
Enviar um comentário