terça-feira, novembro 27, 2007

Rota dos Moinhos - Pia D´Urso 11NOV07

Como não podia deixar de ser, aliás já vem sendo hábito, este post chega com 15 dias de atraso, pois este evento realizou-se na passado dia 11 de Novembro.
Desta vez apontámos agulhas para a aldeia de Pia D´Urso. Situada perto de Fátima, esta começou a ficar mais conhecida após algumas noticias saídas na comunicação social, por estar em completa restauração. Tudo isto porque, segundo reza a história, à muitos e muitos anos os urso que vinham em peregrinação, paravam por aqui para umas mines e uns tramoços,oh faxavôr..., uns tempos mais tarde foi a vez dos cavaleiros que iam combater a famosa Batalha de Aljubarrota passarem por aqui e abastecerem-se, pois ainda não existia o camelback.
De volta ao presente... este percurso inicia-se junto ao Centro Recreativo de Crespos, subindo depois em direcção ao Moinho da Cassaca e ao Moinho do Zé do Cuco, moinhos esses, que tal como os outros serviram para a transformação do grão em farinha, mas que entraram em ruinas, sendo mais tarde recuperados pelos filhos dos proprietários que ainda se dedicam à moagem de cereais.
Após a passagem pelo Moinho do Manuel Moleiro e pelo marco geodésico, iniciamos uma descida, por entre uma vegetação bastante cerrada e com uma vista magnifica sobre Fátima, onde se consegue ver perfeitamente as duas Basilicas, a antiga e a nova.
Seguimos agora por um caminho romano que nos leva até ao Murrial, abreviatura utilizada pelos mais antigos para dizer monte real, onde restam apenas dois moinhos num total de dez que existiram, sendo um desses o Moinho do Castelinho, moinho esse que servia de albergue para os romanos nas suas longas cruzadas.
Por fim chegamos ao Parque Sensorial de Pia D´Urso, um local desenvolvido principalmente para invisuais, onde permite que as pessoas possam realizar varias experiências com diversos tipos de materiais, sem dúvida em local imperdivel.
A todos os participantes um muito obrigado!
Deixo-vos agora umas fotos para que fiquem com vontade de visitar...






quarta-feira, novembro 21, 2007

The Lonely Rider...

No Sábado passado decidi fazer uma volta bastante engraçada, mas que já não fazia à muito tempo. Como não consegui companhia, fiz-me à estrada sozinho.
Começa com um pouco de alcatrão, para aquecer um pouco, em direcção ao Campo Amarelo, onde aí sim, começa o troço, num pinhal onde se rola um bom bocado, sempre junto à A1, até chegarmos ao miradouro do Carril mais conhecido por Tubaral (talvez por se ter avistado alguns tubarões pelas redondezas... não sei...)



Não...não é um tubarão

Após um breve paragem, sigo o caminho (agora em alcatrão novamente) rumo aos Cardosos, para de seguida entrar numa zona ainda por explorar, o Vale Maior,que possui uma beleza magnifica, onde podemos encontrar perto de um aglomerado de casas um fontanário digno de registo...

Vale Maior


O fontanário


Belo promenor...será que é para não ver quem passa...?

Como não tinha sede, segui o meu trajecto novamente em terra, passando por entre as casas, em direcção a outro local de beleza rara, o Vale Maninho, mas antes de lá chegar tive o meu precalço do dia... um furo!! Boa!! E agora?? Camara de ar...népia... bomba de ar...népia... "estou tramado", como é que vou fazer agora? Telefono para casa ou vou andando até chegar ao Shimarka? Que se lixe vou até ao Shimarka assim... não hei-de estragar muito...
Resolvido o problema foi tempo de continuar a volta retomando o local onde furei em direcção ao Vale Maninho de onde se sobe para a Maunça de onde podemos observar o cidade de Leiria, e em dias limpos podemos observar a Figueira de Foz para norte e as Berlengas para sudoeste... ou seja uma vista espetacular...


Vale Maninho


Maunça

Gostam do descanço que improvisei??

Com jeitinho até se vê a Serra da Estrela...


Eis o ponto alto desta volta...

Leiria...

Já do outro lado da serra..

Outra vista da Maunça...

Agora em direcção à Reixida

Uma descida brutal...

Ao longe já dá para ver o que falta fazer...



Após este trajecto foi sempre a rolar por estrada até Leiria e depois subir para os Pousos, pois já estava mais que na hora de chegar a casa.


Distancia total: +/- 45km
Tempo total: 3.30h
Furos: 1 (não contando com as pernas... senão passa a 3)
Altimetria: a subir comó catano!!
Tracks: muitos...(comi castanhas na noite anterior)

Boas pedaladas
AlexSantos

domingo, novembro 11, 2007

2ª Temporada Passeios Pedestres

Olá a todos
No passado dia 7 de Outubro demos inicio à 2ª temporada de passeios pedestres oganizados por mim, com o primeiro a ter lugar no Soutocico, em Leiria. Um percurso circular com cerca de 7 km que teve a presença de 6 participantes. Este foi um passeio de baixa dificuldade, pois o terreno era na sua maior parte plano, tendo apenas a meio uma subida um pouco mais ingreme.
Iniciámos junto da Associação em direcção ao campo de futebol (aproveitámos para comer uns figos...); descemos ao sopé da Sra do Monte e daí seguimos para o Vale Maninho. Eis chegados novamente ao Soutocico onde ainda houve tempo de apreciar umas maças que estavam à mão de semear e que serviu de segundo reforço até chegarmos ao fim.

Aqui ficam algumas fotos... Até ao proximo passeio...