sábado, outubro 30, 2010

Pelas Terras do Demo

Foi pela segunda vez, que me desloquei até Moimenta da Beira com o intuíto de descobrir esta zona através da bicicleta. A primeira visita foi  feita com o meu amigo Bruno Lopes, que me havia convidado a acompanha-lo por estas terras desconhecidas até então. Desta vez, a visita foi programada pela Associaçõa Trilhos Simples - uma Associação criada por mim e por mais dois amigos: o Bruno Lopes e o Bruno Ferreira; que podem e devem visitar para ficarem a conhecer tudo aquilo que nós fazemos (Associação Trilhos Simples)- para desfrutar-mos de um fim-de-semana repleto de aventura e boa disposição.

No Sábado começámos bem cedo, com um passeio de BTT mais ligeiro em km, mas mais agressivo no que toca ao desnível do percurso. Mas uma vez que não se trata de competição, o passeio foi feito sempre com um ritmo bastante calmo de modo a podermos desfrutar de toda a paisagem envolvente. Com passagem por diversas aldeias que circundam Moimenta, fomos percorrendo os caminhos que nos levaram até ao ponto mais elevado e consequentemente a parte mais “difícil” do percurso – a serra de Leomil -. Ultrapassada a serra, foi tempo de rumar até Castelo, uma aldeia bastante bonita e que tem na sua parte mais elevada uma espécie de “mini-zoológico” que alberga veados e alguma aves de rapina, e tem também um miradouro que quase nos obriga a ficar por lá bastante tempo dada a sua beleza. Nos caminhos que nos levaram de regresso a Moimenta, pudemos observar os muitos castanheiros existentes em toda a região, bem como a grande quantidade de macieiras, que nos foram proporcionando uns belos reforços alimentares ao longo deste passeio.
Com a sessão de BTT terminada, estava na altura de rumar-mos até ao Peso da Régua, para visitar-mos a Quinta do Vallado e as suas caves de vinho. Com uma história impressionante, de onde sobreviveu a alguns imprevistos, o responsável pela visita – Francisco – levou-nos pelos corredores desta grande casa até aos lagares e às caves onde é produzido e armazenado toda a produção de vinhos. No fim da visita realizamos uma prova de vinhos que incluiu um vinho tinto “corrente”, um tinto de reserva, um vinho rosé e um vinho do Porto.
Terminada a "aula de História" estava na altura ideal para darmos inicio à prova gastronómica. E que prova!! Este foi um jantar digno de Reis, quer pela quantidade quer pela qualidade. Mas o melhor mesmo foi a forma com que fomos recebidos no restaurante "A Pousada" pelo Carlos, Linda e Marco que foram incansáveis e de uma amabilidade que nos deixou com enorme vontade de regressarmos! Em nome pessoal e da Associação, um muitíssimo obrigado por tudo!!
Após o jantar era suposto haver rambóia, mas o pessoal ficou de tal modo depois do jantar que se decidiu que o melhor era mesmo ir dormir.
Depois de uma noite bem passada, estava na altura de dar inicio ao segundo passeio de BTT. Tal como no dia anterior, o percurso foi feito sempre num ritmo muito calmo, sempre com os olhos postos nos castanheiros, macieiras, videiras e tudo o que nos desse alimentos para a nossa viagem. Este segundo dia foi mais suave em termos de dificuldade apesar de mais longo.
No final do dia, no regresso a casa as opiniões foram unânimes: foi um fim-de-semana bem passado e que venha o próximo.
Para os que gostam de fotos (com textos destes até eu prefiro...) cliquem aqui
Fiquem atentos a novas aventuras…

Sem comentários: