terça-feira, abril 24, 2012

De volta à escrita

Isto de se ter um blog tem muito que se diga!! Não é só dizer: "ah e tal, eu tenho um blog...", é preciso "alimentá-lo", e para isso também é preciso tempo, dedicação e algum jeito para a escrita.
Ora, como não tenho tido nenhum dos três (ok, até tenho algum tempo...), o blog tem estado mais parado, mas, não significa que eu tenha estado sem actividades. Bem pelo contrário!
Desde a minha última crónica já tive oportunidade de realizar mais três corridas de montanha, ou trail´s, como lhe queiram chamar.
A primeira foi aqui perto de casa, em Porto de Mós, no trail do Castelejo. Para esta prova havia duas opcões quanto às distâncias, 16km ou 40km. Como no ínicio do ano já tinha feito 38km na prova OMD, decidi ir para a distância maior. Com uma primeira parte muito bonita, com uns trilhos bastante técnicos e algum acumulado positivo, a prova até me estava a correr bem, estava a fazer uma boa gestão do esforço, de modo a conseguir percorrer a distância a que me tinha proposto. Mas com o entusiasmo e com a minha falta de jeito a descer, deitei tudo a perder ao torcer um pé! Não foi muito grave, pois assim que me aprecebi de que estava a torcer, mandei-me para o chão, para tentar minimizar a minha azelhice! Neste momento decidi que iria apenas fazer os 16km, pois tinha algumas dores e não queria fazer pior do que o que estava feito! Conclusão, demorei 2h12m para percorrer 16km, com os 3km finais ao pé coxinho e com o resultado final de 15 dias no mínimo no estaleiro! (é para aprenderes a descer!!)
Feita a recuperação e já com algum treino à mistura, fui-me estrear no cirtuito AXTRAIL. Este consiste em 3 provas que se realizam em plena Serra da Lousã e tem como principal atractivo a passagem em diversas aldeias de xisto. Como não conheço nenhuma (QUE DESLEIXO MEU!!!), estou muito empolgado para fazer estas 3 provas... e diga-se, com algum receio também, por causa da última. São só 82km!!
Mas voltando à minha estreia no AXT. A primeira prova estava marcada para o primeiro fim de semana de Março, e teriamos que fazer a ligação desde a Foz de Alge até à aldeia de Ferraria de São João, num total de 32km.
É certo que ando nestas "andanças" à pouco tempo e só tinha feito duas provas até ao momento, mas esta prova vai ficar na minha memória por muito e muito tempo. Os locais, os caminhos ou a falta deles, as paisagens... foi demais!!! Nunca tinha percorrido nada assim, foi mesmo de ficar pasmado. Desde trilhos junto à ribeira, toda a zona das Fragas de São Simão, a subida imponente para a Ferraria de São João!! É caso para dizer: quero mais!!
Quando à prova em si, o facto de começarmos em estradão deu para me distrair dos pensamentos que me vinham a atormentar, o medo de voltar a torcer o pé! Consegui ir distraido de tal coisa até ao km 4, onde entrámos num trilho junto ao ribeiro, todo ele em pedra húmida e com aquele verdete maravilhoso para nos fazer torcer um pé e mandar um valente trambolhão. Lá fui fazendo o percurso nas calmas, sem sobressaltos, tranquilo, de tal modo que fui ganhando confiança, o que me permitiu acelarar um pouco o ritmo até à primeira grande "parede", nas Fragas de S.Simão. Daqui até Ferraria de S.João foi quase sempre a subir, o que para mim em certa parte até é melhor, é que eu não sei descer muito bem.
5h depois e com os 32km percorridos, cheguei satisfeito, cansado, com a sensação de objectivo concluido e cansado!
Ainda não tinha passado uma semana desde a última prova e já estava a dar à sola outra vez. Desta feita a viagem foi até Vila de Rei (na minha cabeça, quando se fala de Vila de Rei, Sertã, Proença-a-Nova ou até mesmo Pedrogão Grande, só existe uma definição para esta localidades EMPENOS!!) para a segunda etapa do OMD, e que etapa!! Ou melhor, que desafio!!! Para esta prova, a organização anunciou uma distância de 42km e um desnivel positivo a rondar os 2000m. Fiquei logo com a sensação de que seriam "peanuts", e com mais ideia disso fiquei quando fui assistir ao briefing que antecedeu ao ínicio da prova. Palavras como: " a prova é muito dura", "não entrem em desespero com algumas dificuldades que irão encontrar", "vão encontrar dois ou três sitios em que irão usar as mãos para ajudar a subir", "têem que levar luz frontal porque alguns já vão chegar de noite"... wtf, de noite???? não desesperem???? Como disse: "peanuts"!!
Pois bem, foi duro, MUITO DURO!!!! Para a minha quarta participação em provas deste tipo, esta foi sem qualquer dúvida a prova mais dura que fiz. De facto, tivemos subidas durissímas, algumas em que tivemos mesmo que usar as mãos para as ultrapassar, houve trilhos muito sinuosos junto a ribeiros, alguns locais de dificil progressão quer pela inclinação quer pelo proprio trilho, ou muitas das vezes, a falta dele. Mas também houve locais de muita beleza, sitios que de outra maneira é impossível lá chegar.
Gostei bastante desta prova, principalmente porque tive boas sensações durante a corrida e por ter conseguido superar mais um desafio. Nunca na minha vida me imaginei a correr uma maratona, e muito menos em corrida de montanha!!
Com a parte da corrida feita, faltava apenas dar ao pedal para concluir o mês de Março em beleza!
O Março nem é Março se não tiver os 5 empenos!!
Então, mais uma vez com as agulhas apontadas para a Sertâ, lá fui ao encontro dos meus amigos de sempre para mais um dia muito bem passado a pedalar, em grandes conversas e grandes risadas e boa disposição!! Este ano voltámos às origens no que toca ao percurso, já que no ano passado tivemos outros empenos. Sabe sempre bem passar no single-track da ribeira, este ano com mais quilometros, a subida à "besta", este ano um bocadinho aldrabada devido à chuva que resolveu aparecer apenas nesse bocado da viagem, o belo do almoço em Vila de Rei (outra vez Vila de Rei?????), a bela paisagem da cascata do Escalvadouro e o "infernal" último empeno, e por fim o retemperador jantar sempre com a vertente cultural (este ano algo perversa...)!!
Que sorte que tenho em ter amigos assim!!!!
Ao olhar para o calendário, vejo que o mês de Maio vai ser parecido, por isso, depois conto as novidades.
Até já!

Sem comentários: