domingo, agosto 15, 2010

S.Pedro do Sul - 2º Round

Faz agora quatro meses que estive em S.Pedro do Sul, afim de participar na prova Geo-Raid que ali se realizou pela 1ª vez.
Sou sincero, apenas conhecia S.Pedro do Sul como sendo uma estância termal, mais nada. Agora que tive o prazer de conhecer a cidade e toda a área envolvente fiquei fã e aconselho a quem não conhece que o faça o mais breve possivel, pois merece ser visitado.
Quanto à prova que se realizou em Abril, bem... essa ficou, digamos assim, por fazer. Isto porque o meu colega de equipa - Bruno Ferreira - sentiu-se indisposto durante os primeiros km´s e por isso decidimos abandonar a prova, com o pensamento de que melhores dias virão. E decidimos também que voltariamos mais tarde para, aì sim, conhecer melhor as serras de S.Pedro do Sul (e para uma desforrazinha).
Passados então quatro meses, lá fizemos nova incursão até esta cidade termal e desta feita com mais um incauto - o amigo Bruno Lopes.
Claro está que fomos fazer tudo menos banharmo-nos em tais águas retemperadoras.
Este percurso inicia-se na antiga linha ferróviaria do Vouga, linha essa que nos leva até ao sopé da serra de S.Macário, mas também nos levou ao primeiro (e único) furo por parte do BLopes - na ansia de montar uma bike com peso pluma escolheu uns pneus da treta! -
Resolvida a avaria, estava na altura de atacar a montanha. Uma subida algo dura e exigente em algumas partes do percurso - são perto de 20km que nos levam até aos 1062m de altitude no alto de S.Macário. A vista daqui deste ponto é absolutamente fantástica.
Estava agora na altura de recuperar um pouco de energia, com uma pequena descida até ao Portal do Inferno. Este é um topo também com uma vista bem bonita e com uma particularidade, daqui podemos observar duas aldeias "incrustadas" bem no fundo de vales, a aldeia da Pena e a aldeia de Drave. Estas estavam praticamente desabitadas e degradadas, mas, no caso da aldeia da Pena, esta foi recuperada e já é habitada novamente, já no caso da aldeia de Drave, esta foi "oferecida" aos escuteiros, que se prontificaram a restaurar-la, mas pelo que podémos observar, pensamos que estes não passaram das palavras aos actos.
O nosso caminho seguia justamente para Drave, e que caminho!!! É provavelmente o momento mais bonito, mais duro, mais dificil e exigente deste passeio. É necessário efectuar esta passagem com extremo cuidado, pois é bastante dificil aceder a este ponto da serra se algo correr "menos bem". E por falar em menos bem, tivemos uma pequena amostra (felizmente nada de grave) do que acontece se não formos completamente concentrados no que vamos a fazer. (O BLopes colocou mal a roda da frente nas pedras e caíu desamparado sobre as pedras. Por sorte não se magoou muito, mas podia ter sido bem pior...)
Também não posso deixar de referir que foi neste sitio que decidi que também queria ter uma bike mais leve, pois parti um raio e tive que o retirar. ( há pois é... são menos umas graminhas.)
Uma vez passado Drave (sem ver vivalma), demos inicio aquela que viria a ser a nossa última subida do dia. Iriamos subir de Drave até à Coelheira. Iriamos, disse bem.
OK não vou ser mauzinho, fizemos praticamente a subida toda, apenas ficou a faltar uns 2km, isto porque o BLopes e o BFerreira já estavam esgotados do esforço, e então para se acabar com o sofrimento decidimos abandonar o percurso original e seguir viagem pela estrada até S.Pedro do Sul.
Posto isto, só posso chegar a uma conclusão : S.Pedro do Sul - 2 / Nós - 0
Um score negativo, pois então.
Mas no final o que contou foi que estávamos satisfeitos pelo dia passado a pedalar e a descobrir sitios novos para pedalar (no caso do BLopes) e de nos termos divertido bastante com mais uma aventura na companhia de amigos.
Em relação a fotos, elas existem mas estão noutro blog. (BLopes e BFerreira)
Hasta la próxima!




P.S.: claro está que desta vez não prometemos voltar para uma desforra. eheheh!


Alexandre Santos

2 comentários:

Anónimo disse...

Ai os meus pneus é que são light... e eu a julgar que a única coisa light da volta tinha sido a sandes mista do final!!!
BLopes

rui andré disse...

Se for para subir a pé da próxima vez tb vou.

:)

P.S. - Alex, preciso do teu conselho para adquirir 2 rodas que rolem sozinhas. Depois falamos