quarta-feira, janeiro 18, 2012

Trail ou Corrida de Montanha - A introdução

Quem me conhece, sabe que não aprecio atletismo e nunca fui pessoa de correr, pura e simplesmente não gostava de correr, ponto final! Isto foi assim até à três anos, altura em que fui desafiado por um amigo em participar no duatlo do Jamor, uma vez que a parte da bicicleta seria em BTT (por norma é ciclismo). Gostei da ideia, e decidi por mãos à obra, neste caso foi mais pés à obra, e eis que dou por mim a começar a correr e, vejam só, a gostar de correr!!
Desde então nunca mais deixei de correr. Tenho corrido com bastante frequência, dado que é mais simples equipar assim que termina o trabalho e ir até ali correr nem que seja por 45min ou 1hora, do que sair do trabalho, ir até casa, estar vestir o equipamento de BTT e ir pedalar para a estrada, porque no inverno os dias são mais paequenos e não dá para ir até ao mato.
Destas corridas até ao trail ou corrida de montanha, como lhe queiram chamar, foi um salto.
A corrida na estrada torna-se um pouca aborrecida porque, no meu ponto de vista, resume-se em por um pé à frente do outro, olhos na estrada e dá-lhe newtons nas pernas. Já o trail acaba por ser um pouco como o BTT, nunca se anda por caminhos e sitios iguais, pode-se sempre ir apreciando a paisagem envolvente, e apesar de também termos que correr, é uma corrida diferente.
Não quer dizer que não corra na estrada, até porque à noite não dá muito jeito correr no mato, mas, sempre que tenho disponibilidade aproveito para ir faze uns trail´s em alguns locais de grande beleza e com alguma dificuldade aqui perto de casa, como é o caso do "monte" aqui perto de casa, a Maúnça, ou em Porto de Mós, onde existe um sem fim de caminhos prontos a serem desbravados pelas minhas sapatilhas.
Foi assim, numa das corridas que estava a fazer que me lembrei: "e porque não experimentar uma dessas provas que por aí há?".
Feita a pesquisa das (muitas) provas existentes, decidi-me duas organizações cujo formato consiste num circuito com três provas cada: Oh Meu Deus e AXTrail.
A minha escolha recaiu sobre estas principalmente por um motivo: as zonas em que as provas são efectuadas.
A organização do Oh Meu Deus - Horizontes - optou por centrar as suas provas num dos cenários mais dificeis (para os atletas): a Serra da Estrela (para já, está a falhar com esse compromisso).O circuito do OMD deveria ser na rigião da Serra da Estrela. Eu disse deveria porque, a primeira etapa era suposto ser em Gouveia, mas acabou por se realizar em Proença-a-Nova. A segunda etapa está prevista para a Covilhã e a terceira em Manteigas. A ver vamos!
Quanto à organização do AXtrail - Go Outdoor - e como o próprio nome do circuito índica é todo realizado nas belas Aldeias de Xisto, mais propriamente nas aldeias da serra da Lousã.
Ambas são corridas duras e que requerem alguma(bastante) preparação física e psíquica de modo a que se consiga chegar ao fim das mesmas, e se possivel, com força suficiente para quando cruzármos a meta, consigamos levantar os braços e colocar um sorriso nos lábios de modo a disfarçar o nosso cansaço!!
Fazer estas provas foi uma decisão que tomei, consciente de que irei "penar" muitas vezes e que mais vezes ainda pensarei no "que raio é que eu faço aqui!!!" mas também encaro estes desafios com o querer superar a mim e só a mim próprio!
Posto isto, só me resta uma coisa... treinar!!!

Sem comentários: